Um dos maiores obstáculos que muitos dos meus clientes enfrentam quando se querem concentrar no trabalho são eles mesmos e aquela vontade de ir só ali, à net, às notícias, às redes sociais, ao email…são só 5 minutos…só que nunca são 5 minutos. 🙂

Não estou a dizer que não o deve fazer só que, se esse comportamento acontece muitas vezes por dia, provavelmente está a ser pouco produtivo e a perder tempo que poderia usar para outras coisas.

Muitos tomam a decisão de, por exemplo, não irem a estes “sítios” durante um período do dia, só que é cansativo resistir à tentação e por vezes não conseguem.

Por isso existem várias aplicações disponíveis para nos darem uma ajudinha. Estas aplicações, que podem ser usadas no computador ou no tablet/telemóvel, permitem, por exemplo, limitar o tempo que passa em determinados sites e/ou bloquear o acesso aos mesmos durante o dia ou dentro de um certo horário. Para os dispositivos móveis pode dar indicação que não quer ser incomodado pelas notificações.

Confesso que não fiz uma pesquisa exaustiva, mas deixo-lhe aqui algumas sugestões. Se recomendar outras, envie-me uma mensagem.

Extensões para o Chrome

Block site: Permite bloquear sites específicos e definir vários períodos de bloqueio ao longo do dia.

StayFocusd: Permite bloquear sites específicos mas também definir o tempo máximo por dia que pode estar nesses sites. Permite também definir os dias e horas ativos.

Extensões para o Firefox

Leechblock: Permite bloquear sites específicos em períodos de tempo/dias específicos e/ou definir o tempo máximo por dia que pode estar nesses sites. Veja aqui os exemplos para perceber melhor.

Block site: Permite listar os sites bloqueados e definir vários períodos de bloqueio ao longo do dia.

Extensões para o Internet Explorer

Nem procurei. Se ainda usa o IE, mude para o Chrome. 🙂

chrome

Android

Clear Lock: escolhe as apps que quer bloquear e pode definir o tempo de bloqueio a partir de um momento ou identificar períodos do dia para bloqueio (versão paga).

AppBlock: bloqueia aplicações e notificações em períodos do dia (tem a vantagem de desativar as notificações).

Para ativar ou desativar notificações (até em períodos do dia específicos ou só para aplicações específicas) vá às definições “sons e definições”.

iOS

Desconheço aplicações deste tipo grátis. Se usar alguma, avise-me!

Há no entanto algumas pagas e a Freedom parece bastante interessante em particular por poder definir e sincronizar as preferências de sites e períodos de bloqueio em vários dispositivos incluindo o computador.

Além disso, na opção para “não incomodar” pode configurar o horário em que as notificações não aparecem.