Sempre que preciso de ter novas ideias ou encontrar soluções para algum desafio, sinto que ficar sentada à frente do computador me bloqueia. É como se a postura do dia-a-dia me limitasse a capacidade de ter novas ideias, criar um novo fluxo de pensamento.

Para dar a mensagem a mim mesma de que “agora é momento para algo novo”, quebro este ciclo e sempre que posso vou para outro lugar, como se o estar/fazer diferente me permitissem também pensar diferente. Às vezes basta sair da secretária. Noutras preciso de um cenário totalmente diferente.

Neste processo, ajuda-me escrever, rabiscar, desenhar para organizar as minhas ideias. E como as ideias vão crescendo, transformando-se, preciso de apagar, voltar a escrever, olhar para o problema de outra maneira.

Recentemente encontrei duas ferramentas que me ajudam nesse processo e que têm por base o conceito do quadro branco. Para muitos o quadro branco das salas de reuniões sustenta processos altamente criativos. Como nem sempre temos acesso a esse quadro branco, há duas outras soluções que nos trazem flexibilidade. Ambas permitem escrever e apagar sem esforço.

Caderno Ecookbook

ecobookCaderno, em vários tamanhos, feito de um material onde pode escrever e apagar as vezes que quiser. Cada caderno traz uma caneta com uma borracha mas pode limpar com um paninho.
Como é portável, pode levar para onde quiser e render-se à criatividade em qualquer lugar!

Pode ver aqui o site do Ecobook e comprar o seu caderno. Também vendem os vários tamanhos na FNAC.

Já agora, se gosta de usar papel para gerir tarefas, estas folhas também o poderão ajudar já que escusa de andar a copiar as tarefas de umas folhas para as outras.

 

 

Folhas quadro branco electroestáticasfolhas-electroestaticas-quadro-branco

Se não tem espaço para ter um quadro branco ou não quer fazer o investimento, a solução de um rolo de folhas electroestáticas é excelente. Estas folhas aderem a uma parede, janela ou porta sem danificar a base. Quando quiser retirar basta puxar e poderá reutilizar a folha noutro sitio.

A Staples vende um destes rolos (Legamaster Folhas de escrita eletroestáticas de 600 x 800 mm para quadro branco mágico, com 25 folhas e 1 marcador) mas procure também no seu fornecedor de material de economato. Procurei outras soluções mas esta é a marca mais em conta. Este rolo traz uma caneta. Lembre-se de usar marcadores não permanentes!