Transformar hábitos ou criar novos hábitos nem sempre é fácil. No e-book Transforme os seus hábitos partilho como criamos hábitos e estratégias para os transformar.

Embora criar hábitos/rotinas possa parecer uma coisa aborrecida, é a chave para conseguirmos atingir aquilo que queremos com menos esforço.

Nós somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um acto, mas um hábito. 

Aristóteles

Algumas pessoas que querem criar um novo hábito/rotina sua vida (como por exemplo praticar exercício, fazer uma alimentação saudável, aprenderem algo novo, terem um determinado comportamento no trabalho) sentem-se motivadas pela percepção do progresso, dia após dia, e isso ajuda-as a continuar naqueles dias em que sentem menos energia e motivação para fazerem aquilo a que se propuseram.

Um estratégia simples, julgo que disseminada pelo Jerry Seinfeld, é manter num calendário a indicação dos dias em que se fez a atividade e focar-se em não quebrar a cadeia. Quantos mais dias fizer, mais motivado ficará em ter todos os dias, ou os dias que definiu, com a marcação!

habitos-cadeia

Como em tudo hoje em dia, se é mais tecnológico, há apps que o ajudam a fazê-lo. Gosto particularmente da EZhabit (para Android) porque:

  • é simples;
  • permite definir vários hábitos (embora seja aconselhável a que não invista a sua energia a criar vários hábitos simultaneamente; foque-se num de cada vez e quando este estiver consolidado…passe a outro!);
  • permite definir a frequência da rotina (por exemplo pode fazer todos os dias, só ao fim-de-semana, etc.);
  • permite visualizar a cadeia facilmente.

ezhabit

Não precisa de usar uma app para transformar os seus hábitos mas se gosta de tecnologias e isso pode ser uma fonte extra de motivação, experimente!

Subscreva aqui a newsletter mensal para receber todos os artigos