Hoje partilho consigo um pdf com a lista das ferramentas de gestão e organização que uso na minha atividade. Será com certeza útil para empreendedores e freelancers. Para receber o pdf no seu email preencha os dados abaixo.

Quando se tem um pequeno negócio, e muitas vezes uma equipa pequena, é essencial fazermos tudo ao nosso alcance para poupar tempo e focarmo-nos na criação de valor. Tirar partido da tecnologia é uma estratégia para simplificarmos algumas atividades e não perdemos o foco.

Hoje partilho algumas das ferramentas que uso todos os dias e que me ajudam a planear, gerir informação e o que tenho para fazer e comunicar com os meus clientes.

No início optava por soluções grátis mas fui percebendo que tempo é dinheiro e que muitas aplicações pagas resolvem mesmo bem os meus problemas e que valem o investimento.

Um dos requisitos fundamentais para mim é que estas soluções funcionem online: a informação deve ficar disponível de modo a que, não só possa aceder a ela através de vários dispositivos, como também não me preocupe com o risco de perder informação se o computador avariar.

Experimentei outras, e com certeza que há outras melhores, mas estas resolvem as minhas necessidades. Não é a lista final, não são as ferramentas perfeitas mas têm feito toda a diferença na minha produtividade e serenidade. Como vou falando com pessoas que me perguntam o que uso, resolvi partilhar com todos os empreendedores que sintam também estas dificuldades.

O racional para a escolha das ferramentas que apresento aqui foi basicamente o que é que uso mais no meu dia-a-dia e me tem ajudado a ser mais produtiva.

Uma última nota: não vou falar sobre sistemas de CRM (Customer Relationship Management) que permitem gerir os clientes e oportunidades de negócio. Um dia destes faço um artigo só sobre isso já que é um tema mais complexo. 🙂