Se o seu trabalho envolve comunicar com muita gente, aconselho vivamente a que ligue o seu programa de email às redes sociais, em particular ao LinkedIn.

Há aplicações que lhe permitem, dentro da sua aplicação de email:

  • Fazer o pedido de ligação à rede de LinkedIn da pessoa que lhe escreveu ou para quem está a escrever;
  • Ver a foto e perfil da pessoa dentro da sua aplicação de email o que ajuda bastante a lembrar-se dela caso já tenham falado pessoalmente;
  • Compilar o histórico de comunicação com essa pessoa.

Gmail: Rapportive

Basta instalar o rapportive e passará a ver na sua conta de email as fotos e ligações às redes sociais das pessoas com quem comunica (desde que estas usem nessas redes o endereço com o qual está a comunicar e tenham o seu perifil visível). Isto permite-lhe não só ver o contacto, a foto e uma lista das mensagens que trocou com essa pessoa.

Pode ver se a pessoa está na sua rede de contactos (CONNECTED) ou caso a pessoa não esteja pode fazer o pedido de ligação sem sair do email clicando em CONNECT.

Outlook Social Connector

Até há bem pouco tempo, o Outlook oferecia a possibilidade de no contacto de cada pessoa aceder à sua foto e perfil do LinkedIn e ao histórico das mensagens, etc.

A ligação ao Linkedin foi descontinuada para versões anteriores ao Office 2013. Consegue ainda, dentro do cartão de contacto, visualizar um conjunto de informações associadas ao contacto. Se usa o Office 2013, siga estas instruções.

Outlook Xobni

Durante algum tempo usei esta aplicação que é equivalente ao rapportive. No entanto, percebi que foi descontinuada e muitos utilizadores estão a reportar problemas.

Outras soluções para Outlook

Ao investigar para este artigo, testei algumas soluções que não me deixaram satisfeita por isso não vou aconselhar. No entanto, algumas empresas estão a desenvolver soluções deste tipo. Estarei atenta e partilharei novidades! Se estiver a usar alguma aplicação e estiver satisfeito, envie-me uma mensagem!