As férias aproximam-se e às vezes é importante saber desligar e trazer serenidade à sua mente. Partilho a história de um monge Tailandês que descobriu como o fazer. Boas férias!

A monção na Tailândia é de Julho a Outubro e durante este período os monges param de viajar e trabalhar e recolhem-se para estudar e meditar. Há uns anos, um monge conhecido estava a construir um novo edifício no seu mosteiro. Quando chegaram as chuvas, o monge parou os trabalhos e enviou os trabalhadores para casa. Era a altura de haver sossego no mosteiro.

Uns dias depois, uns visitantes apareceram e viram o edifício meio construído e perguntaram quando é que seria terminado. Sem hesitar o monge respondeu “O edifício está terminado”. O visitante ficou muito surpreendido e perguntou “Como está terminado? Não tem telhado, portas ou janelas e as paredes estão incompletas. Há material por todo o lado. Vai deixar isto assim? É louco?”

O velho monge sorriu e calmamente respondeu “O que está feito está terminado” e foi-se embora para meditar.

Referência: Esta é uma das histórias de um livro de contos muito divertido e inspirador sobre como lidar com as dificuldades da vida. Aconselho-o vivamente para as férias a quem souber inglês (Who ordered this truckload of dung?, Ajahn Brahm)