Tempo de Leitura: 3 minutos

40% do que fazemos são hábitos

Estudos sugerem que 40% das nossas ações diárias não são fruto das nossas decisões mas sim de hábitos, de comportamentos inconscientes, resultado natural de uma das estratégias do nosso cérebro para poupar energia (se for automático e não tiver que pensar nisso, cansa-se menos, certo?). Os hábitos são escolhas deliberadas que fizemos no passado e que depois continuámos a fazer mesmo sem pensar nelas. As seguintes situações são exemplos de hábitos:

  • Há três meses que ele paga a mensalidade do ginásio mas só lá foi quatro dias. 
  • Todos os dias depois do almoço ela come um pastel de nata e um café. Há quatro meses que começou uma dieta mas não conseguiu livrar-se deste vício.
  • Quando se senta ao computador para começar a trabalhar ele nota que embora tenha chegado há mais de uma hora ao escritório, só agora está focado no que tem para fazer.
  • Quando ela o olha com “aquela cara” ele passa-se e começa invariavelmente uma discussão. 

E se os hábitos não nos ajudam?

Quando os hábitos não contribuem para aquilo que queremos ser, ter ou fazer podemos:

  1. Assumir que o hábito faz parte de nós, que é a nossa natureza, que somos assim e não há volta a dar. 
  2. Assumir que podemos criar novos hábitos ou mudar os existentes de modo a sermos, termos ou fazermos o que queremos. Muita da investigação realizada sobre este tema reforça que esta opção é realista  e facilitada por termos consciência de como os hábitos funcionam.

Como criar ou mudar um hábito?

As workshops que ofereço sobre este tema destinam-se a quem deseja conseguir:

  • Tomar as rédeas das reações por vezes aparentemente incontroláveis do seu “piloto automático”;
  • Criar ou mudar hábitos para ter resultados diferentes por exemplo a nível da saúde, produtividade e hábitos de trabalho, segurança financeira, relações e felicidade em geral;
  • Aprender os resultados mais recentes da área da neurociência sobre o porquê que fazemos o que fazemos;
  • Influenciar e ajudar quem o rodeia a criar ou mudar hábitos, muito útil por exemplo para quem tem filhos.

Durante estas workshops os participantes têm acesso ao que de mais recente se tem descoberto nesta área e colocaram logo em prática o que estão a aprender definindo uma estratégia para mudar ou criar um hábito. Estas workshops têm um número pequeno de participantes para que seja possível o acompanhamento personalizado das necessidades de cada um.

Na sua vida quais são os hábitos que, quando os conseguir criar ou mudar vão ter um impacto em várias áreas da sua vida? Quais são os comportamentos que quer mudar agora? Quais são as suas prioridades neste momento?

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.