Hoje partilho uma versão preliminar de um livro em que tenho estado a trabalhar com Paulo Gil, professor no Instituto Superior Técnico, para ajudar alunos de mestrado e doutoramento a realizarem a sua tese sem dor… ou quase sem dor! 🙂

O nosso objetivo é oferecer um conjunto de sugestões e ferramentas que facilitem muitas das tarefas que inevitavelmente surgem no decurso dos trabalhos no âmbito de uma tese de modo a que o aluno se possa dedicar ao que é verdadeiramente importante: o conteúdo técnico-científico.

É uma súmula de tudo o que gostaríamos de ter sabido quando realizamos as nossas próprias teses e que tivemos que aprender à nossa custa, por tentativa e erro e frequentemente demasiado tarde.

Aspetos como por exemplo a organização do trabalho ou o estilo de escrita, bem como as questões técnicas de como se cita bibliografia são abordados e referências a muitos recursos úteis que hoje em dia estão disponíveis são incluídas, com ênfase nos que são freeware.

Hoje em dia já é reconhecido que uma componente fundamental do sucesso em trabalhos desafiantes, como é o de realizar uma dissertação, passa pelo estado interior da pessoa e dos recursos internos que consegue mobilizar. São também abordadas algumas das dificuldades frequentes na realização de uma dissertação como por exemplo como combater eficazmente a procrastinação ou como gerir o tempo.

Pode descarregar o pdf acedendo ao link abaixo. Partilhe também o link com aqueles que estão a passar por esta fase e ajude-os…a reduzir a dor 😉