Tempo de Leitura: 2 minutos

Não acredito no talento. Nem sequer gosto da palavra talento (e tão usada é ela hoje em dia) pelas conotações que tem.

Há uns anos alguém me falava dos “seus talentos”. Depois de uma conversa de doidos percebi que os “seus talentos” eram a sua equipa. Pessoas…de verdade!

O talento, o verdadeiro talento, o grande talento, não existe. Existe trabalho. Existe esforço. Existe dedicação. Existe aprendizagem. Existe observação.

Quando lhes chamamos talentos, estamos a simplesmente a reduzir o seu valor e a fazer parecer que é fácil.

Estamos a fazer parecer que não há nada a fazer se não tiver “talento”… o que é muito limitador!

Quando vemos a história dos grandes “talentos” (cientistas, artistas, desportistas) percebemos o quanto se esforçaram para serem Grandes Talentos.

Já está cansado da palavra talento? 🙂

Num artigo que escrevi o ano passado sobre a inteligência (As crenças que reduzem a nossa inteligência – como sermos melhores pessoas, líderes e pais?), partilhei que quando valorizamos a inteligência de alguém ou a damos como uma característica inata (tal como o talento) estamos na prática a reduzir a qualidade de inteligência e os resultados dessa pessoa.

Quando valorizamos o esforço e a capacidade de aprendizagem, estamos a aumentar a satisfação e resultados dessa pessoa.

Pergunto-me se será assim com o talento… e se quando dizemos algo como “tens tanto jeito” ou “tens tanto talento” estamos na realidade a contribuir para que a pessoa tenha resultados abaixo do seu potencial. Muita coisa leva a crer que sim!

Já agora assista à TED TALK seguinte para ter mais respostas.

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.