Hoje partilho uma ferramenta comportamental que me está a deixar muito entusiasmada já que nos permite olhar para vários tipos de situações de outro modo e encontrar novas soluções. Permite trabalhar áreas como melhorar o nosso desempenho individual e dentro de uma equipa, motivação, comunicação, gestão de conflitos, liderança e vendas. Gosto da ideia de que não somos marionetas e que quando queremos podemos fazer algo para mudar os nossos resultados. Esta ferramenta ajuda-nos a fazer isso.

Esta ferramenta comportamental chama-se DiSC. Neste artigo vou contar-lhe como o DiSC me ajudou há muitos anos e como o DiSC o pode ajudar agora. Aproveite a campanha de lançamento durante Fevereiro e Março!

O meu primeiro contacto com o DiSC

O DiSC é uma ferramenta de desenvolvimento comportamental que descreve os nossos comportamentos em 4 dimensões: Dominância, Influência, eStabilidade Conscienciosidade.objetivo-lua-disc-relatorio

Tive contacto com o DiSC já há alguns anos quando pela primeira vez preenchi o questionário DiSC que consiste num conjunto de perguntas de escolha múltipla sobre os comportamentos que temos com mais frequência.

Lembro-me de ter observado que o relatório que resultou das minhas respostas fazia todo o sentido. Sinto sempre algum desconforto quando me tentam colocar numa “caixinha” de perfil psicológico, mas o DiSC era diferente. Para começar o DiSC não é um perfil psicológico. O DiSC descreve os nossos comportamentos, pensamentos e emoções que revelam como é que a nossa personalidade responde a um determinado ambiente, a uma situação específica.

De um modo claro e simples, o DiSC permitiu-me ter uma maior consciência dos comportamentos que tinha com mais frequência e facilidade, perceber porque gostava muito de fazer algum tipo de tarefas e outras nem tanto, ou porque procrastinava algumas atividades. Ajudou-me a identificar os meus pontos fortes e quando estes se tornavam um problema.

Permitiu-me perceber porque é que algumas atividades me custavam, me faziam gastar mais energia. Essa consciência ajudou-me no dia-a-dia permitindo-me de um modo simples observar o meu comportamento sabendo o que precisava de fazer para o transformar.

Permitiu-me ter uma maior consciência de que era mais fácil para mim trabalhar com algumas pessoas e com outras era mais difícil ou porque os argumentos que usava eram bem aceites por uns e não tinham impacto noutros. Esta consciência foi extraordinária porque me permitiu comunicar de um modo mais efetivo, a ouvir melhor e ser também mais paciente com os outros.

O DiSC permitiu-me principalmente perceber que era flexível e que se quisesse podia alterar comportamentos. O “eu nasci assim” nunca me convenceu. O DiSC descreve o modo como respondemos a uma situação e se há coisa que podemos transformar é o nosso comportamento.

O DiSC ajudou-me a perceber melhor que não somos todos iguais, a identificar outros perfis e a como comunicar melhor com as pessoas que são diferentes de mim. Este insight é muito importante para quem lidera equipas, trabalha em equipa ou em vendas e até na nossa vida pessoal. Muitas vezes fazemos/temos expetativas/comunicamos com os outros como gostaríamos que fizessem/comunicassem connosco só que isso nem sempre é efetivo e muitas vezes é contraproducente.

Um modelo simples que faz agora parte da minha caixa de ferramentas para ajudar os meus clientes

Uma das coisas que gostei mais no DiSC é ser um modelo simples que podemos usar como linguagem/estrutura para refletir sobre comportamentos e relações e definir novas estratégias. O DiSC não nos reduz a uma só dimensão mas dá-nos a imagem de que somos uma combinação das quatro dimensões, umas com mais intensidade e outras menos. É esta mistura que faz de todos nós seres únicos e maravilhosamente complexos.

O DiSC permite-nos assim conhecermo-nos melhor a nós próprios e compreender e respeitar mais os outros, o que é um dos fundamentos da inteligência emocional.

Por tudo isto, decidir adicionar o DiSC às ferramentas que uso para ajudar os meus clientes. Escolhi um questionário DiSC extremamente credível, em português e validado para a população portuguesa. Estou muito entusiasmada com os resultados que já comecei a observar.

Quer descobrir como o DiSC o pode ajudar?

Se quiser saber mais sobre o que é o DiSC consulte a página deste serviço onde lhe explico em que consiste, de onde vem, como se faz e como o pode ajudar. Durante Fevereiro e Março estou a oferecer uma campanha de lançamento para quem quiser fazer já o DiSC e conhecer melhor o seu perfil comportamental. Aproveite!

Quero saber mais sobre o DiSC

Não perca a campanha de lançamento

Durante Fevereiro e Março tenha um desconto de 27% no pacote questionário+relatório+sessão individual (presencial ou online) para o ajudar a interpretar o relatório.

Quero saber mais sobre o DiSC