“Não é que tenhamos pouco tempo, nós é que o desperdiçamos.” Sêneca

Um dos meus objetivos para este ano é investir menos tempo nas redes sociais e usar esse tempo para outras coisas que são importantes para mim.

Como a força de vontade é um recurso finito, tenho usado algumas soluções digitais para me ajudar nesta área. Noutro artigo já tinha falado de algumas soluções que bloqueiam o acesso a determinados sites. Hoje partilho umas mais “fofinhas” que não bloqueiam o acesso mas que tornam visível o tempo que já se passou num dia por exemplo no facebook.

Essa informação ajuda-nos a fazer escolhas mais conscientes do modo como usamos o tempo. É curioso que a consciência da passagem do tempo é muito relativa nestas coisas. Por vezes temos ideia de que foram “só 5 minutos” e na realidade já foram 20…e depois não sabemos para onde foi o tempo…

 

Cronometro para o Facebook (Chrome)

Esta extensão para o Chrome apresenta o tempo passado no Facebook num dia. Único defeito: se tiver o facebook aberto e estiver noutra tab vai continuar a contar. Se abrir uma nova tab com o facebook estando outra aberta, vai iniciar a contagem na segunda. Solução, fechar sempre a tab do facebook. A maior vantagem é que o número é bastante visível e em tempo real.

tempo-no-facebook

Tempo na net (Chrome)

Timestats é uma extensão para o Chrome que contabiliza o tempo passado em cada site. Permite:

  1. aceder a estatísticas
  2. ter uma indicação do tempo do site em tempo real no icon da barra de marcadores.

timestats

 

Tempo na net (Firefox)

Mindthetime é uma extensão semelhante à anterior mas para o Firefox.

mindthetime-firefox-estatistica

 

mindthetime-firefox

 

Quality time (android)

Após instalar esta app no dispositivo Android passa a ter uma estatística do tempo nas várias apps. Pode indicar quais as que não quer que sejam contabilizadas.

quality-time