Até uma determinada altura da minha vida, tinha a sensação que estava a perder a capacidade de me exprimir corretamente em Português e de me lembrar das palavras certas para comunicar o que desejava. Ou pior, só me lembrava da palavra em Inglês! Já lhe aconteceu?
Tenho a teoria que isto acontece a muita gente principalmente porque cada vez falamos mais em inglês e reduzimos a leitura de livros em bom português. Tenho observado que ler livros de bons autores em português é uma das principais estratégias para termos um vocabulário rico e uma boa capacidade de comunicação.
Como é que nos afastamos da leitura da boa escrita e perdemos vocabulário e capacidade de articulação?
- Quando estamos na faculdade começamos a ter menos tempo para ler e a restringirmos a leitura a livros técnicos em inglês.
- Mesmo quando lemos em português, muitos leem livros com a intenção de aprender alguma coisa. Muitas vezes são traduções, nem sempre boas, ou de autores que são especialistas no tema mas não especialistas no uso da língua e por isso o cuidado e a riqueza com o uso da língua não é o seu maior foco.
- Algumas pessoas trabalham em ambientes internacionais onde a comunicação é feita em inglês. Não sei bem quantas centenas de páginas de documentos em inglês escrevi…
Pode ser ilusão, mas sempre que invisto tempo a ler bons livros em português tenho a sensação que o meu vocabulário e criatividade no uso das palavras cresce. Há autores que têm uma capacidade extraordinária de criar ideias e imagens usando as palavras certas.
Por isso deixo-lhe a sugestão de usufruir do prazer de ter um livro para ler…e ler por ler. Para isso, o melhor são os romances ou livros de contos (gosto especialmente de livros de contos já que posso estar algum tempo sem os ler e não perco o fio à história). Se é daqueles que não gosta de perder tempo, considere que está a investir no seu desenvolvimento e na sua capacidade de comunicação.
Um dos meus autores favoritos para este fim é o grande Eça de Queirós. Cada vez que o leio ou releio relembro a sua genialidade do uso honesto das palavras, sem manias, das palavras certas, de quem sabe usar o humor refinado para tecer qualquer coisa de maior. Os génios são assim: intemporais!
Diz o Eça a propósito de contos: “Um livro de contos é um livro ligeiro de emoções curtas: deve portanto ser leve, portátil, fácil de se levar na algibeira para debaixo de uma árvore, e confortável para se ter à cabeceira da cama. Não pode ter o formato dum relatório, que, sendo destinado em definitivo a embrulhar objetos, deve ter de antemão o tamanho cómodo do papel de embrulho; nem pode ter o volume dum calhamaço de erudição histórica, impresso com o fim de ornamentar uma biblioteca.”
Comece pelos “Contos” (epub e pdf) e atreva-se noutras obras como “A Cidade e as Serras”(epub e pdf), “O Mandarim” (epub e pdf), ou “A Relíquia” (epub e pdf) (para fugir de algumas obras mais dramáticas e romanceadas como “Os Mais” (epub e pdf) ou o “Primo Basílio” (epub e pdf)).
Refine o seu português, ofereça-se o prazer de encher o seu tempo com um livro, deixe-se agarrar e divirta-se!
FERRAMENTAS
Transforme a forma como a sua equipa lida com e-mails
Um desafio que as empresas enfrentam no dia a dia é a gestão do e-mail. Como algo que deveria ser simples e eficiente pode consumir tanto tempo, gerar stress e complicar a comunicação? A resposta está nos...
A Magia de Escrever à Mão num Mundo Digital: Templates de Agenda
Novembro está a chegar, e com ele vem a sensação de que o ano está a chegar ao fim. Para alguns é a altura para comprar a agenda do próximo ano. Neste muito digital, o papel ainda tem vantagens e uma delas é...
Domine a Organização de Informação com o Notion
Tempo de Leitura: 2 minutos Descubra como o Notion e um template de ‘brain dump’ revolucionaram a minha gestão de informações, tornando-a mais eficaz e organizada. Uma ferramenta gratuita que vale a pena explorar! 💡
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.