O Jim Rohn dizia que nós somos a média das 5 pessoas com quem passamos mais tempo.
Não havendo nenhum fundamento científico para esta ideia, é interessante pensarmos qual o impacto das pessoas que nos rodeiam no modo como nos comportamos e sentimos.
Alguns exemplos que já observei:
- Quando toda a gente reclama de algo, é tão fácil reclamar também. Observo isso no ginásio. Às vezes dou por mim quase a reclamar que é difícil, que é demais, só por ouvir também as outras pessoas.
- Quando à nossa volta as pessoas fazem uma alimentação saudável e têm preocupações com a sua saúde e energia, é tão mais fácil e inspirador fazer o mesmo.
- Quando trabalhamos numa equipa em que o espírito de entreajuda é uma constante, é natural fazermos o mesmo.
- Quando as pessoas à nossa volta estão bem-dispostas, de bem com a vida, entusiasmadas, isso também nos inspira a sermos assim.
Tenho observado e sentido como, para o bem e para o mal, conseguimos melhores ou piores resultados quando convivemos mais com certas pessoas.
Se há pessoas que têm características e comportamentos que gostaria de ter escolha conscientemente estar mais tempo com elas…e se for necessário, reduzir o tempo com as outras que o afastam daquilo que quer ser e do modo como se quer sentir.
FERRAMENTAS
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








