Tempo de Leitura: 2 minutos

Fala-se muito hoje em dia de motivação, em particular no ambiente empresarial, já que esta tem impacto direto nos resultados. A nível individual, a motivação tem mais impacto no sucesso de uma carreira do que inteligência, capacidade ou salário.

É um tema a que retorno com frequência, apresentado novas perspetivas, histórias, estudos com a intenção de ajudar líderes e indivíduos (sim, porque cada um é responsável pela gestão da sua motivação) a aumentarem a motivação.

Hoje trago uma Ted Talk do economista Dan Ariely (aconselho vivamente a que procure as outras Ted Talks e os seus livros se o tema das ciências comportamentais lhe interessa).

Nesta Ted Talk, intitulada “o que nos faz sentir bem em relação ao nosso trabalho?”, Dan Ariely fala-nos do impacto do sentido de propósito na motivação, em particular a nossa perceção do que o que fazemos é (1) importante/serve para alguma coisa ou que, pelo menos, (2) é reconhecido. É impressionante o impacto até nas situações simples que ele construiu para realizar as suas experiências.

Só que nem sempre conseguimos encontrar esse sentido de propósito maior naquilo que fazemos e não podemos mudar o que fazemos. Nesse caso, uma solução é mudar o modo como vemos o que fazemos já que até tarefas aborrecidas podem ter um propósito maior.

Por isso às vezes o que precisamos é de olhar para as tarefas de modo diferente. Pode ajudar, por exemplo, começar por perguntarmos “Como é que o que estou a fazer vai ajudar outras pessoas?”.

Podemos também trazer algum grau de soberania sobre a tarefa (por exemplo o modo como faz, como e onde). Por exemplo, se a tarefa é monótona e repetitiva, pode fazê-la de um modo ligeiramente diferente, ou desafiar-se a fazê-la mais depressa, ou adicionar algo ao seu ambiente que lhe traga diversidade (como por exemplo música).

Retorno muitas vezes a uma frase do Stephen Covey que diz “Eu não sou o produto das minhas circunstâncias. Eu sou o produto das minhas decisões.” E sentirmo-nos ou não motivados, apesar das circunstâncias, é uma decisão individual. 

Que 2017 seja um ano cheio de motivação!

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.