Tempo de Leitura: 2 minutos

Não conheço ninguém que não tenha uma lista (e pode ser uma lista na cabeça) de coisas para fazer. Quando não estamos a falar de tarefas profissionais, falamos de coisas pessoais que há a fazer.

Uma coisa curiosa com esta lista é que nunca vai acabar. Muitos de nós estão quase viciados em despachar tarefas na ilusão inconsciente de que um dia não haverá mais nada a fazer e aí, finalmente, vamos descansar.

A minha agenda e a aplicação que uso para gerir as minhas tarefas são fundamentais para eu manter a sanidade. Uso essas ferramentas para planear o que há a fazer a nível profissional e pessoal mas também registo aí ideias que tenho, conteúdos que quero consumir, coisas que me quero lembrar de pensar, atividades recorrentes da minha vida, etc.

Para algumas pessoas a vista dessa informação toda agrupada poderia trazer alguma ansiedade e confesso que há dias em que sinto isso.

Nos últimos tempo tenho andado a fazer uma experiência derivada do treino de mindfulness. No treino de mindfulness treinamos a nossa atenção em estar aqui e agora.

O que tenho feito é lembrar-me disso repetindo com alguma frequência para mim mesma que

Eu encaro o que estou a fazer agora como a única coisa que há para fazer neste momento.

E é uma frase tão simples, tão óbvia mas a mim tem-me ajudado. Por isso quis partilhá-la com quem me segue.

Tipicamente, e inconscientemente, encaramos o que estamos a fazer neste momento como um obstáculo que precisa de ser ultrapassado para chegar ao momento seguinte onde vamos realizar outra tarefa que por sua vez é também um obstáculo para outra, que por sua vez…está a ver onde estamos?

Isto é cansativo, não é?

Ao encararmos o que estamos a fazer neste momento como a única coisa que há para fazer dá-nos a ilusão (tão válida como a ilusão dos obstáculos) de que finalmente conseguimos chegar ao fim do que há para fazer. É certo que isto só é válido nos próximos instantes mas mesmo assim traz uma sensação de tranquilidade.

Já treinando mindfulness há algum tempo, o consciencializar-me desta ideia com esta frase ajuda-me a lidar com a minha lista de tarefas porque a partir de agora, a cada momento, a minha lista de tarefas tem só uma tarefa!

Experimente! 😉

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.