Cada vez mais tenho e vou ter soluções na área do mindfulness, pois como foi uma das aprendizagens que me trouxe mais transformação, investi nos últimos anos em fortalecer as minhas competências para o ensinar.
Esta é uma pergunta que respondo logo no início dos cursos: qual é a diferença entre meditação e mindfulness?
Muita gente atualmente pratica meditação por exemplo usando apps. Estão a praticar mindfulness?
Talvez ajude fazer uma analogia com o desporto. Como existem vários tipos de desportos, existem vários tipos de meditação. Mindfulness é um tipo de meditação. Como o basquet, a corrida, o futebol são tipos de desporto.
Na prática da meditação mindfulness há duas dimensões importantes:
(1) o treino da atenção, por exemplo levando a atenção à respiração, às sensações no corpo, às emoções e pensamentos (sim, pensamentos… insight para aqueles que acham que se existirem pensamentos durante a prática estão a “fazer mal” 😉)
(2) o treino da relação com aquilo a que se presta atenção e esta é a parte sumarenta que transforma o modo COMO estamos no mundo.
Inspirada no Jon-Kabat Zinn, costumo partilhar a frase “Não podes parar os ventos, mas podes aprender a voar”. Os ventos da vida (problemas grandes e pequenos, externos e internos) vão sempre existir. Faz parte da existência humana.
O segredo de estar vivo E bem é voar de um modo tranquilo nesses ventos. O Mindfulness é um treinar esse voo, enfraquecendo o piloto automático. Para mim, para muitos, há centenas de anos. E é curioso como a ciência agora mostra o como e porquê isto funciona. Falarei mais disso no futuro.🤓
RECURSOS ÚTEIS SOBRE ESTE TEMA
Micro Séries de Treino e PDFs sobre Mindfulness
Cursos abertos
Artigos do Blog
Um conto sobre como lidar com a mudança
Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...
5 formas que o mindfulness enfraquece o stress
O stress é uma parte inevitável da vida (moderna). Desde a pressão do trabalho até as preocupações com a família e as finanças, é fácil ficar sobrecarregado e ansioso. A prática de mindfulness é uma técnica...
3 estratégias para lidar com a preguiça
Não sei bem porquê mas ando mais atenta ao uso da palavra “preguiça”. Ou são os meus clientes de coaching que dizem “sou preguiçoso”, “dá-me a preguiça”, ou pais que o dizem para os filhos quando estes não...
Ana Relvas, Ph.D. em Engenharia Aeroespacial, Consultora de Desempenho
Em 2002 comecei a descobrir a transformação que práticas como o mindfulness podiam trazer ao meu desempenho e bem-estar. Foi um percurso de altos e baixos, de aprendizagens, e desmontar pre-conceitos.
Durante anos dediquei-me em aprender e praticar com vários professores até decidir fortalecer a minha capacidade de ensinar realizando o Programa de Certificação como Professora de Meditação Mindfulness com o Jack Kornfield e a Tara Brach.
Hoje acompanho outros a fazerem este caminho, talvez com menos obstáculos dos que eu encontrei (e criei).