Muita gente acha que sim mas talvez nunca tenham pensado muito nisso.
Quando escrevemos um email temos em geral uma de duas intenções: (1) levar a pessoa a quem escrevemos a fazer alguma coisa ou (2) informá-la de algo (para que provavelmente no futuro venha a fazer alguma coisa com essa informação).
Por vezes não temos a resposta que queremos, as pessoas não respondem ao que perguntamos, demoram a responder se é que respondem. Isso só nos traz trabalho porque teremos que perder mais tempo ou esclarecer mal entendidos.
Como melhorar a nossa comunicação para reduzirmos estes efeitos? Fazer tudo o que está ao nosso alcance para facilitar a compreensão de quem vai receber o email.
Propósito: antes de começar a escrever, identifique claramente qual é o propósito desse email. O que pretende? Até pode escrever o propósito para começar e depois completar.
Use o assunto para captar a atenção e explicar o propósito: Escreva logo no assunto do email qual é o propósito do email. Seja o mais explícito possível. Não faz sentido colocar só o nome do projeto, ou “urgente”.
Não responda a emails anteriores para falar de assuntos diferentes. Se quiser mesmo fazê-lo para poupar tempo a incluir os receptores, lembre-se de mudar o assunto. Exemplos de como pode melhorar os assuntos:
- Em vez de “projeto X” escreva “[projeto X] relatório para revisão“ (note que a nível profissional, se tem vários projetos, ajuda identificar o projeto mas isso por si só não deve ser o assunto)
- Em vez de “jantar” escreva “jantamos esta sexta?”
- Em vez de “urgente” escreva “urgente: preciso de feedback sobre o cliente até ao fim do dia”
- Em vez de “reunião” escreva “reunião dia 3, 10:00: o que precisas de preparar”
Se estiver à vontade com as pessoas, às vezes nem é preciso escrever nada no texto do email.
Escreva um email por assunto: Se precisar de comunicar vários assuntos distintos com a mesma pessoa, escreva um email por assunto. Pode parecer que dá mais trabalho mas não dá e vai facilitar a comunicação. Imagine que pretende pedir que alguém execute uma tarefa e que lhe confirme a disponibilidade para uma reunião. Ao enviar dois emails, ajuda a pessoa a responder a cada assunto mais rapidamente e a não deixar nada por responder. Imagine que a pessoa não lhe pode dar logo feedback sobre a tarefa e por isso adia também a resposta à disponibilidade. Ou responde à disponibilidade e depois se esquece da tarefa. Emails separados, respostas separadas. Assuntos tratados.
Use pontos e numere as questões: Seja sucinto. Se tem várias coisas a indicar use pontos. Se tem questões a fazer numere-as para ser mais fácil quem responde saber o que tem que responder e não fique nenhuma questão esquecida. Das opções seguintes, qual lhe parece mais clara?
Opção 1: Aguardo que me envies a data, os materiais que precisas e quem vai participar.
Opção 2: Aguardo que me envies:
- a data
- materiais que precisas
- quem vai participar
O ideal é que a pessoa ao responder escreva as respostas imediatamente por baixo das questões ou as copie. Isso ajuda a quem tem que processar no final. Não pode obrigar ninguém a fazer isto mas pode dar o exemplo.
Defina prazos e o que espera: Escreva explicitamente o que espera que os outros façam e até quando. Até pode salientar isso a negrito.
É fácil dizermos que os outros não leram o email, não perceberam mas no limite provavelmente quem ficará com um problema nas mãos é quem envia o email. Por isso, sem muito trabalho, faça o que está ao seu alcance para tornar a sua comunicação, clara, sucinta, curta e organizada!
FERRAMENTAS
Transforme a forma como a sua equipa lida com e-mails
Um desafio que as empresas enfrentam no dia a dia é a gestão do e-mail. Como algo que deveria ser simples e eficiente pode consumir tanto tempo, gerar stress e complicar a comunicação? A resposta está nos...
A Magia de Escrever à Mão num Mundo Digital: Templates de Agenda
Novembro está a chegar, e com ele vem a sensação de que o ano está a chegar ao fim. Para alguns é a altura para comprar a agenda do próximo ano. Neste muito digital, o papel ainda tem vantagens e uma delas é...
Domine a Organização de Informação com o Notion
Tempo de Leitura: 2 minutos Descubra como o Notion e um template de ‘brain dump’ revolucionaram a minha gestão de informações, tornando-a mais eficaz e organizada. Uma ferramenta gratuita que vale a pena explorar! 💡
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.