Nos últimos anos vários estudos têm chegado à conclusão que a autoconsciência é a característica que melhor prevê o sucesso de quem tem funções de liderança. A autoconsciência é uma das dimensões da inteligência emocional e consiste em estarmos conscientes do nosso estado interno e do impacto nos outros.

Quem tem esta dimensão desenvolvida consegue entregar melhores resultados através da criação de relações mais fortes e autênticas com todos os níveis organizacionais, de lidar com conflitos e ter conversas abertas com foco na melhoria (em vez do fracasso e da culpa) e ser capaz de balancear as características normalmente associadas com funções de gestão e liderança como autoridade e controlo.

Estas características geram equipas mais empenhadas e maior retenção. E é isso que se quer, certo?

Se gere equipas e, apesar de não ter tempo para fazer este caminho quer muito fazê-lo, espreite o programa Liderança Efetiva para Gestores Ocupados onde, sem sair do seu local de trabalho, vamos trabalhar este tema a partir de 3 de maio, durante 7 sextas-feiras na hora do almoço. Apesar de estar atrás de um computador com câmara e microfone será como se estivéssemos na mesma sala 🙂