Cada vez mais, ser capaz de comunicar para grupos, quer seja numa reunião, quer numa apresentação, é essencial.

E vamos ser sinceros: a maior parte das pessoas não o sabe fazer.

Não conseguem captar o interesse e passar a mensagem no tempo disponível. Se estiverem apoiados por um powerpoint podem até passar para o nível 2 de ineficácia. E em cima disto tudo, ficam nervosos só com a perspetiva de terem de comunicar nestas condições.

Há muita coisa que pode aprender para lidar com tudo isto mas a minha sugestão é mesmo treinar! Treinar! Fazer! Receber feedback e aprender com isso.

Se está mesmo disposto a melhorar a sua habilidade de comunicar em público aconselho vivamente os Toast Masters onde aprende a fazer, fazendo. Inovativo, não? 😉

Os Toast Masters são uma organização internacional cuja missão é ajudar neste caminho tendo por base vários programas. O primeiro é o “comunicador competente” onde é convidado a preparar e fazer 10 pequenos discursos onde vai treinando diferentes competências. Com base no feedback dos colegas e no visionamento da gravação aprende e vai melhorando. E com a prática vai perdendo o nervoso se é que o tem.

Existem vários clubes (é o nome dos núcleos) em todo o país, por vezes até mais do que um por cidade.

Veja aqui qual é o clube de Toast Masters com uma localização mais conveniente, envie-lhes um e-mail e apareça, sem compromisso, para assistir uma sessão e ver se é para si.

Fiz parte de um clube há alguns anos e ainda hoje algumas das coisas que levo para os meus cursos foram aí testadas. 🙂