Se pensa seriamente (mas só se for seriamente) em melhorar alguma área da sua vida, deixo-lhe a sugestão de começar a escrever um diário.
Muitos de nós quando pensam num diário, pensam no registo do que nos acontece no dia-a-dia mas não é necessariamente isso. Muitos escritores, cientistas, artistas e outros profissionais mantêm um diário como para os ajudar a refletir sobre o modo como estão/se sentem no mundo, explorar ideias e focarem-se nos resultados que pretendem.
Pensar escrevendo tem a capacidade quase mágica de clarificar e organizar os nossos pensamentos. A escrita remove blocos mentais, entretendo o hemisfério esquerdo e libertando o direito para nos conhecermos melhor, ao mundo à nossa volta e vermos caminhos ainda não explorados.
Alguns estudos sobre este tema sugerem que quem mantém um diário lida melhor com situações de stress, sente menos ansiedade, aumenta o foco e capacidades cognitivas.
Pode aproveitar o início do ano para criar a rotina de algo muito simples como por exemplo escrever no início do dia as coisas que quer realizar, ou como se quer sentir, ou focar.
Resumindo: quais são as suas intenções para esse dia que pode ser qualquer coisa tão simples como sentir-se tranquilo, energético ou realizar algo específico.
Quando trazemos para o consciente essas intenções torna-se mais simples estarmos atentos às oportunidades para as concretizar ou focarmo-nos nessas prioridades. E ao escrevermos estamos a passar uma mensagem a nós mesmo que essas intenções são mesmo importantes: até tirámos alguns minutos para escrever! Pode também, no fim do dia, olhar para trás e avaliar como correu o seu dia, o que podia ter feito diferente ou o que aprendeu.
Ajuda bastante criar a rotina de o fazer, oferecendo-se 5 ou 10 minutos, preferencialmente na mesma altura do dia.
Pode usar o diário para fazer outras coisas como listas (lista das coisas pelas quais está grato, objetivos, coisas que gostava de fazer, livros a ler, ideias, etc. ), registar pensamentos e observações, frases inspiradoras, coisas que aprende, ou o progresso nos caminhos que está a percorrer bem como os obstáculos que encontra e como pode lidar com eles. Pode também registar (tipo diário) as suas viagens, livros que leu, filmes que viu. Vai achar essa informação interessante no futuro. Lembre-se que não tem que se restringir à escrita, podendo também fazer desenhos e esquemas.
Não escreva para ninguém ler, escreva para si e seja autêntico.
Muita gente sugere que se escreva à mão. Eu pessoalmente gosto de escrever à mão mas reconheço o benefício de ter um diário digital.
Escolha um caderno que seja agradável ao toque e que o estimule à escrita. Se quiser ser sistemático na escrita todos os dias, pode até comprar uma agenda, com uma página por dia e escrever aí.
Se optar por uma solução digital, aconselho o journey (embora existam muitas outras) que sincroniza os conteúdos no telemóvel e computador. Pode, além de texto, adicionar fotografias. Pode também por exemplo tirar fotografias ao que escreve no caderno e guardar na solução digital.
Reflita um pouco sobre como é que ter um diário o pode ajudar.
Eu já decidi que vou ser mais sistemática no criação destas reflexões…e nem vou esperar pelo início do ano. 🙂
FERRAMENTAS
Transforme a forma como a sua equipa lida com e-mails
Um desafio que as empresas enfrentam no dia a dia é a gestão do e-mail. Como algo que deveria ser simples e eficiente pode consumir tanto tempo, gerar stress e complicar a comunicação? A resposta está nos...
A Magia de Escrever à Mão num Mundo Digital: Templates de Agenda
Novembro está a chegar, e com ele vem a sensação de que o ano está a chegar ao fim. Para alguns é a altura para comprar a agenda do próximo ano. Neste muito digital, o papel ainda tem vantagens e uma delas é...
Domine a Organização de Informação com o Notion
Tempo de Leitura: 2 minutos Descubra como o Notion e um template de ‘brain dump’ revolucionaram a minha gestão de informações, tornando-a mais eficaz e organizada. Uma ferramenta gratuita que vale a pena explorar! 💡
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.