O que é o DiSC?

Muitos procuram ter mais clareza sobre as suas respostas comportamentais, quais as estão a ajudar e quais estão a limitar. Muitas vezes há pessoas que nos dão feedback mas elas nem sempre nos conhecem bem. Conhecer o nosso perfil DiSC traz-nos clareza e este perfil é produzido com base nas nossas respostas a um questionário. Uma vez um cliente depois de conhecer o seu perfil DiSC disse-me “Ana, parece que me está a ver de cuecas!”.

O DiSC oferece-nos também uma melhor compreensão dos outros e uma estrutura/linguagem comum que nos permite analisar comportamentos e preferências de comunicação bem como percebermos porque há relações na nossa vida profissional que são mais fáceis e outras nem tanto.

O DiSC é um perfil comportamental.

objetivo-lua-disc-relatorio
O DiSC é uma ferramenta de desenvolvimento comportamental que tem como objetivo ajudar as pessoas a que se conheçam melhor a si próprias, compreendam melhor os outros e saibam adaptar o seu comportamento em função do interlocutor e da situação.

DiSC é o acrónimo para as quatro dimensões comportamentais que descrevem o modo como naturalmente nos comportamos. A ferramenta DiSC analisa e descreve estes modos como Dominância, Influência, eStabilidade Conscienciosidade.

É importante perceber que não há dimensões boas nem más, nem uma dimensão melhor nem pior. Todas as dimensões têm pontos fortes e limitações. Todas as dimensões podem ser mais ou menos eficazes, dependendo da capacidade de cada indivíduo para modificar o seu comportamento.

As origens do DiSC

O modelo DiSC foi concebido com base no trabalho do Dr. William Marston, psicólogo de Harvard. Marston, no seu livro “The emotions of normal people”, identificou quatro tipos de comportamentos assumindo que todas as pessoas os demonstram, com diferentes intensidades. Na prática o comportamento de cada pessoa, num determinado contexto, é uma mistura destas quatro dimensões e o DiSC permite quantificar a intensidade de cada uma destas quatro dimensões de comportamento.

O facto de termos preferências comportamentais leva a que estejamos mais à vontade em determinadas situações, a realizar determinadas tarefas ou a interagir com algumas pessoas (por exemplo porque é que é mais fácil trabalhar com umas pessoas e com outras nem tanto?). Por outro lado, sentimo-nos menos à vontade noutras situações e a realizar outro tipo de tarefas.

A popularidade e validade do DiSC

Mais de 52 milhões de pessoas já fizeram o seu DiSC e atualmente todos os anos mais de um milhão de pessoas em todo o mundo utiliza o DiSC da Inscape/Wiley que está no mercado há mais de 40 anos.

O DiSC da Inscape/Wiley é suportado por fundamentos teóricos que garantem que nos revejamos na narrativa do seu relatório e na análise dos seus gráficos. Está validado para a população portuguesa e os seus níveis de validade e de fiabilidade asseguram-lhe uma robustez única.

A ferramenta DiSC tem mantido a sua popularidade ao longo dos anos pois:

  • Promove momentos de descoberta sobre nós e os outros (é comum ouvir comentários como “isto faz todo o sentido”, “agora percebo porque é que ele faz isto”, “agora percebo porque não o consegui convencer”);
  • Oferece uma linguagem/estrutura (quase um processo) para analisarmos o comportamento humano e as situações de comunicação e interação;
  • É simples e intuitiva. Permite que facilmente utilizemos os conceitos do DiSC no dia-a-dia, até na nossa vida pessoal e, rapidamente, desenvolvamos estratégias para comunicarmos melhor e sermos mais efetivos;
  • Os resultados são fiáveis e validados especificamente para várias populações, como por exemplo a população portuguesa

Com tudo isto, o DiSC permite-nos trabalhar as 4 dimensões da inteligência emocional.

Como funciona?

O primeiro passo do uso da ferramenta DiSC é preencher um questionário com 28 perguntas de escolha múltipla.

Como resultado será produzido um relatório de 23 páginas que o vai ajudar a conhecer-se melhor e a compreender melhor por exemplo as suas preferências comportamentais, as suas motivações, hábitos de trabalho e o impacto dos seus comportamentos nos outros.

O DiSC vai ajudá-lo a reconhecer o seu comportamento, os seus pontos fortes e as suas áreas de melhoria.

A transformação de toda essa informação em resultados práticos pode ser desafiante nos dias de hoje em que temos tantas solicitações e por vezes é difícil manter o foco sustentado no nosso desenvolvimento e melhoria. O autoconhecimento é muito importante mas é só o primeiro passo no caminho que é realmente interessante. Nesse caminho aprendemos a tirar partido dos nossos pontos fortes e percorrer o caminho que desejamos.

Na Objetivo Lua, o relatório DiSC é acompanhado de soluções que o ajudam a interpretar o relatório e fazer algo com toda essa informação de um modo focado e faseado. Tudo isso para que realmente obtenha resultados e o seu investimento tenha retorno.

O que diz quem já fez o DiSC e aprendeu a utilizá-lo?

Com o DISC pude ter a percepção de algumas características minhas das quais, até então, não me tinha apercebido. Tenho agora oportunidade de poder melhorar os meus pontos fracos e tirar partido dos fortes para conseguir mais harmonia e produtividade no trabalho. Aconselho o DISC a todas as pessoas, quer a nível profissional quer pessoal.
Catarina Gusmão
Esta formação ajudou a descobrir diferentes comportamentos e deu-me ferramentas que me ajudarão a motivar a minha equipa nas diferentes situações.
Pedro Martins
Com a ferramenta DiSC aprendi a orientar a minha abordagem de comunicação em função do perfil do destinatário da mensagem.
Aguinaldo Azevedo
O primeiro passo para descobrir um novo Mundo: os nossos colegas de trabalho e nós próprios e como nos relacionamos.
Daniel Cardoso Vaz
Foi importante reconhecer os comportamentos pessoais como processo de autoconhecimento assim como os comportamentos dos que connosco trabalham, como forma de melhorar a comunicação e forma de trabalhar.
Cláudia Custódio
Como o DiSC compreendi as minhas ações e as reações dos outros.
Pedro Alves
Este curso serviu para um maior auto-conhecimento e onde os pontos “fracos” podem ser transformados em pontos fortes. Além disso, temos uma maior consciência das variáveis à nossa volta, tanto comportamentais como ambientais. Resumidamente, ajuda para uma abordagem saudável da vida.
Paula Libânio
Ferramenta muito interessante para melhorar a eficácia de comunicação.
Paulo Alves
Melhorei enquanto pessoa.
Nuno Ribeiro
Foi muito importante para mim fazer este curso porque fiquei a compreender melhor o meu próprio comportamento e o dos outros de acordo com os seus tipos.
Nuno Gonçalves