Foram mostradas 2 cartas aos participantes, cada uma com um retrato diferente. De seguida, foi pedido aos participantes que revelassem qual dos retratos acharam mais atraente.
Após selecionar o retrato que eles mais gostaram, foram dados aos participantes a carta que selecionaram e foram levados a explicar porque é que escolheram aquela carta.
Contudo, em alguns casos, as cartas foram trocadas e os participantes receberam a carta que eles não escolheram.
Qual a percentagem de vezes que os participantes detetaram que lhes foi dado o retrato errado?
- 13% das vezes
- 43% das vezes
- 95% das vezes
- 100% das vezes
Antes de ver as soluções, pense qual a sua aposta?
Qual a percentagem de vezes que os participantes detetaram que lhes foi dado o retrato errado? Resposta 1, 13% das vezes!
Por vezes não entendemos as nossas escolhas. Podemos ver certa escolha que fizemos, assumir que essa foi a escolha certa (no fim das contas, todos nós fazemos as escolhas certas, não é?) e a partir daí desenvolvemos a história sobre o porquê de termos adotado aquela decisão.
Este tipo de justificação acontece muito no processo de decisão financeiro, profissional e romântico. Nós temos uma enorme habilidade para contar histórias que justificam as nossas decisões e revelarmo-nos num quadro positivo. E a nossa capacidade de criar histórias é tão boa que, por vezes, nós acreditamos nas nossas próprias histórias.
Este é um dos desafios do jogo “Irrational Game” do Dan Ariely.
FERRAMENTAS
A Magia de Escrever à Mão num Mundo Digital: Templates de Agenda
Novembro está a chegar, e com ele vem a sensação de que o ano está a chegar ao fim. Para alguns é a altura para comprar a agenda do próximo ano. Neste muito digital, o papel ainda tem vantagens e uma delas é...
Domine a Organização de Informação com o Notion
Tempo de Leitura: 2 minutos Descubra como o Notion e um template de ‘brain dump’ revolucionaram a minha gestão de informações, tornando-a mais eficaz e organizada. Uma ferramenta gratuita que vale a pena explorar! 💡
Um conto sobre como lidar com a mudança
Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA
Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.