Foram mostradas 2 cartas aos participantes, cada uma com um retrato diferente. De seguida, foi pedido aos participantes que revelassem qual dos retratos acharam mais atraente.
Após selecionar o retrato que eles mais gostaram, foram dados aos participantes a carta que selecionaram e foram levados a explicar porque é que escolheram aquela carta.
Contudo, em alguns casos, as cartas foram trocadas e os participantes receberam a carta que eles não escolheram.
Qual a percentagem de vezes que os participantes detetaram que lhes foi dado o retrato errado?
- 13% das vezes
- 43% das vezes
- 95% das vezes
- 100% das vezes
Antes de ver as soluções, pense qual a sua aposta?
Qual a percentagem de vezes que os participantes detetaram que lhes foi dado o retrato errado? Resposta 1, 13% das vezes!
Por vezes não entendemos as nossas escolhas. Podemos ver certa escolha que fizemos, assumir que essa foi a escolha certa (no fim das contas, todos nós fazemos as escolhas certas, não é?) e a partir daí desenvolvemos a história sobre o porquê de termos adotado aquela decisão.
Este tipo de justificação acontece muito no processo de decisão financeiro, profissional e romântico. Nós temos uma enorme habilidade para contar histórias que justificam as nossas decisões e revelarmo-nos num quadro positivo. E a nossa capacidade de criar histórias é tão boa que, por vezes, nós acreditamos nas nossas próprias histórias.
Este é um dos desafios do jogo “Irrational Game” do Dan Ariely.
FERRAMENTAS
Transforme a forma como a sua equipa lida com e-mails
Um desafio que as empresas enfrentam no dia a dia é a gestão do e-mail. Como algo que deveria ser simples e eficiente pode consumir tanto tempo, gerar stress e complicar a comunicação? A resposta está nos...
A Magia de Escrever à Mão num Mundo Digital: Templates de Agenda
Novembro está a chegar, e com ele vem a sensação de que o ano está a chegar ao fim. Para alguns é a altura para comprar a agenda do próximo ano. Neste muito digital, o papel ainda tem vantagens e uma delas é...
Domine a Organização de Informação com o Notion
Tempo de Leitura: 2 minutos Descubra como o Notion e um template de ‘brain dump’ revolucionaram a minha gestão de informações, tornando-a mais eficaz e organizada. Uma ferramenta gratuita que vale a pena explorar! 💡
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.