Tempo de Leitura: 3 minutos

Muita gente acha que sim mas talvez nunca tenham pensado muito nisso. 

Quando escrevemos um email temos em geral uma de duas intenções: (1) levar a pessoa a quem escrevemos a fazer alguma coisa ou (2) informá-la de algo (para que provavelmente no futuro venha a fazer alguma coisa com essa informação).

Por vezes não temos a resposta que queremos, as pessoas não respondem ao que perguntamos, demoram a responder se é que respondem. Isso só nos traz trabalho porque teremos que perder mais tempo ou esclarecer mal entendidos.

Como melhorar a nossa comunicação para reduzirmos estes efeitos? Fazer tudo o que está ao nosso alcance para facilitar a compreensão de quem vai receber o email.

Propósito: antes de começar a escrever, identifique claramente qual é o propósito desse email. O que pretende? Até pode escrever o propósito para começar e depois completar.

Use o assunto para captar a atenção e explicar o propósito: Escreva logo no assunto do email qual é o propósito do email. Seja o mais explícito possível. Não faz sentido colocar só o nome do projeto, ou “urgente”.

Não responda a emails anteriores para falar de assuntos diferentes. Se quiser mesmo fazê-lo para poupar tempo a incluir os receptores, lembre-se de mudar o assunto. Exemplos de como pode melhorar os assuntos:

  • Em vez de “projeto X” escreva “[projeto X] relatório para revisão“ (note que a nível profissional, se tem vários projetos, ajuda identificar o projeto mas isso por si só não deve ser o assunto)
  • Em vez de “jantar” escreva “jantamos esta sexta?”
  • Em vez de “urgente” escreva “urgente: preciso de feedback sobre o cliente até ao fim do dia”
  • Em vez de “reunião” escreva “reunião dia 3, 10:00: o que precisas de preparar”

Se estiver à vontade com as pessoas, às vezes nem é preciso escrever nada no texto do email.

Escreva um email por assunto: Se precisar de comunicar vários assuntos distintos com a mesma pessoa, escreva um email por assunto. Pode parecer que dá mais trabalho mas não dá e vai facilitar a comunicação. Imagine que pretende pedir que alguém execute uma tarefa e que lhe confirme a disponibilidade para uma reunião. Ao enviar dois emails, ajuda a pessoa a responder a cada assunto mais rapidamente e a não deixar nada por responder. Imagine que a pessoa não lhe pode dar logo feedback sobre a tarefa e por isso adia também a resposta à disponibilidade. Ou responde à disponibilidade e depois se esquece da tarefa. Emails separados, respostas separadas. Assuntos tratados.

Use pontos e numere as questões: Seja sucinto. Se tem várias coisas a indicar use pontos. Se tem questões a fazer numere-as para ser mais fácil quem responde saber o que tem que responder e não fique nenhuma questão esquecida. Das opções seguintes, qual lhe parece mais clara?

Opção 1: Aguardo que me envies a data, os materiais que precisas e quem vai participar.

Opção 2: Aguardo que me envies:

  1. a data
  2. materiais que precisas
  3. quem vai participar 

O ideal é que a pessoa ao responder escreva as respostas imediatamente por baixo das questões ou as copie. Isso ajuda a quem tem que processar no final. Não pode obrigar ninguém a fazer isto mas pode dar o exemplo.

Defina prazos e o que espera: Escreva explicitamente o que espera que os outros façam e até quando. Até pode salientar isso a negrito.

É fácil dizermos que os outros não leram o email, não perceberam mas no limite provavelmente quem ficará com um problema nas mãos é quem envia o email. Por isso, sem muito trabalho, faça o que está ao seu alcance para tornar a sua comunicação, clara, sucinta, curta e organizada!

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.