Diz-se que uma imagem vale mais que 1000 palavras e muita gente tem mais facilidade em perceber conceitos e organizar as ideias fazendo um esquema.
Gosto particularmente da estratégia de fazer um diagrama mind map/mapa mental.
Para que serve
Os mind maps são usados por muita gente para:
- Organizar informação e descobrir relações para por exemplo estudar ou absorver melhor conhecimento facilitando por exemplo a compreensão e memorização em 10% comparando com tirar notas do modo convencional;
- Apoiar sessões de brainstorming;
- Resolver problemas e aumentar a criatividade;
- Recolher e organizar informação para estruturar um documento ou uma apresentação;
- Planear uma tarefa complexa ou projeto (há até quem use como lista de tarefas);
- Definir estratégias de um negócio, projeto ou da vida;
- Ter uma visão geral de qualquer assunto.
O que é
Provavelmente uma das razões pelas quais este método funciona tão bem é por ser intuitivo reproduzindo o modo como pensamos.
A ideia base destes diagramas é partir de um nó central, que representa uma ideia principal, e acrescentar informação relacionada em vários braços que por sua vez podem também ter outros braços. Podemos fazê-lo numa folha, num quadro branco ou usar uma aplicação informática específica. Hoje em dia há várias aplicações informáticas que permitem criar mapas mentais simples ou torna-los em quase obras de arte adicionando imagens, notas e relações entre os vários braços do esquema.
Mindmap no seu computador
Costumo usar o software XMIND.
Tem uma versão grátis que permite criar diagramas (o maior benefício da versão paga é poder exportar para um documento mantendo a estrutura do diagrama o que é muito útil para criar a estrutura de um documento logo formatado com os títulos no lugar certo).
Destaco algumas das funcionalidades do XMIND que ajudam a adicionar informação e a organizá-la:
- Permite criar notas associadas a cada nó que não aparecem no esquema mas às quais se podem aceder facilmente;
- Permite associar hiperlinks para páginas da net;
- Permite incluir documentos ou links para documentos muito útil se estiver por exemplo a recolher informação para escrever algo;
- Permite criar relações entre os vários nós;
- Permite exportar os diagramas para o formato imagem para inserir num documento ou apresentação;
- Permite adicionar imagens e marcadores a cada nó o que ajuda a destacar a informação e a definir padrões.
Assistindo ao vídeo abaixo ficará com uma ideia de como pode usar o Xmind.
Além disso, o XMIND oferece ainda a possibilidade de fazer outros diagramas como Fluxogramas ou Diagrama de Ishikawa (também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha-de-peixe). Oferece alguns modelos dos quais pode começar e que apresento de seguida.
Descarregue aqui o Xmind (tem versão para Windows, Mac e Linux) e experimente. No futuro vou sugerir-lhe algumas aplicações específicas desta aplicação disponibilizando alguns modelos.
FERRAMENTAS
A Magia de Escrever à Mão num Mundo Digital: Templates de Agenda
Novembro está a chegar, e com ele vem a sensação de que o ano está a chegar ao fim. Para alguns é a altura para comprar a agenda do próximo ano. Neste muito digital, o papel ainda tem vantagens e uma delas é...
Domine a Organização de Informação com o Notion
Tempo de Leitura: 2 minutos Descubra como o Notion e um template de ‘brain dump’ revolucionaram a minha gestão de informações, tornando-a mais eficaz e organizada. Uma ferramenta gratuita que vale a pena explorar! 💡
Um conto sobre como lidar com a mudança
Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA
Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.