Tempo de Leitura: 3 minutos

Algumas pessoas têm tempo e estão satisfeitas com o uso do seu tempo…pessoas estranhas!

Hoje não vou falar sobre essas pessoas mas dar-lhe dicas sobre o que pode fazer para não ter tempo. Se seguir algumas destas indicações, garanto-lhe que realizará este objetivo sem grande esforço.

Já fazia falta um artigo sobre este tema. 🙂

1. Mantenha a ilusão de que está a fazer muitas coisas ao mesmo tempo

Este é o segredo para não ter tempo! Se há uma área onde quer investir já para ter mais resultados é esta!

Trabalhe em modo multitasking, veja o email, atenda o telefone, escreva um relatório, volte ao email para ver o novo email que acabou de chegar, responda ao colega. Faça, faça, faça!

Se alguém lhe disser que assim está a perder tempo, faça-lhes má cara, diga-lhes que é esse o seu objetivo e que é impossível trabalhar de outra maneira, que a sua função não permite, que tem muitas responsabilidades e precisa de estar SEMPRE contactável.

Evite criar períodos de foco ao longo do dia para realizar tarefas que requerem concentração. Mantenha as notificações todas a apitar.

Comece o dia a ver o email e a dar resposta. Se passar a manhã perdido no email, melhor!

Estas estratégias vão ajudar a que leve pelo menos mais 30% do tempo a fazer o seu trabalho. Garantido!

2. Evite pensar muito sobre o tempo que tem disponível e o que tem para fazer

Primeiro, evite ter uma lista de tarefas e nem pense em dar-lhes datas para serem realizadas.

Depois, não pense em quanto tempo cada atividade demora nem quando a pode fazer. Obviamente nem pense reservar tempo na sua agenda fazer algumas atividades importantes.

Repare que se não souber quanto tempo cada atividade vai demorar e quanto tempo tem disponível, se continuar a dizer a sim que tudo, rapidamente vai chegar ao momento em que tem mais coisas para fazer do que tempo disponível. Tchanam!

3. Deixe o tempo passar

Nunca, nunca decida quanto tempo uma atividade demora ou quer investir nela. Também não vá avaliando quanto tempo está a passar enquanto realiza essa atividade, nem tome decisões para ser mais eficiente ou evitar perfecionismos sem valor ao longo da atividade.

Lembre-se da lei de Parkinson ““O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”.

Se o tempo for ilimitado, vai demorar muito mais tempo a fazê-la.

4. Faça coisas que não são importantes

Durante o dia escolha fazer várias coisas que não são importantes porque não lhe apetece fazer outras ou porque quer tirar isso da sua cabeça. Não pense se vale mesmo a pena fazê-las, se as pode simplificar ou se pode fazer noutra altura.

Leia também as notícias online e vá às redes sociais várias vezes ao dia “só 5 minutos para descontrair”. Evite tomar consciência do tempo que investe nestas atividades.

Ajuda bastante nunca parar para decidir quais são as coisas importantes que quer realizar numa semana e num dia. Assim será mais fácil de evitar tomar a decisão de fazer coisas importantes.

5. Mantenha-se cansado e sem energia

Faça o que tiver que fazer para baixar os níveis da sua energia física e mental. Dormir pouco é uma das estratégias com maior impacto. Tenha uma alimentação pouco saudável. Não beba água nem pratique exercício.

Nem pense em fazer pausas ao longo do dia, para sociabilizar, descontrair e descansar. Aparentemente isso pode parecer uma estratégia para gastar tempo mas na prática pode aumentar o seu nível de energia e por em risco o seu objetivo de não ter tempo.

Mantenha-se num nível alto de cansaço para que demore mais a fazer cada atividade.

6. Aceite que não há nada que possa fazer para ter mais tempo, é uma realidade dos tempos

Nunca (mas nunca!) pare para avaliar como correu a sua semana e como podia ter criado mais tempo. Nunca. Aceite que não há nada que possa fazer. Não aprenda com os erros. Repita-os se possível.

FERRAMENTAS

Um conto sobre como lidar com a mudança

Um conto sobre como lidar com a mudança

Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...

read more

AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho

Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.

É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.

 

 

 

Soluções   Cursos   Recursos
Quem Somos   Blog   Contactos

 

 

 

Copyright © 2018 Objetivo Lua. Todos os direitos reservados. Powered by Business Config.