Acabámos de entrar no ciclo de um novo ano o que é inspirador para muitos. É um momento de recomeço, de novas intenções, de começar do zero.

Hoje proponho-lhe que este ano reconheça também a importância do ciclo semanal.

Partilho consigo este vídeo cuja mensagem me atrevo a transformar.

Todos nós, se não tivermos cuidado, percorremos a vida limitados a trilhos. Se os trilhos nos servem, isso é ótimo! E se não nos servem? E se há outros trilhos que nos servem mais?

Reconhecer a importância do ciclo semanal ajuda-nos a ir progressivamente olhando para esses trilhos e avaliando se nos estão a servir ou não.

Uma das estratégias aconselhadas pela maior parte das pessoas que anda “nisto” da descoberta de como termos melhores resultados e sermos mais felizes, aconselha a criação de um momento semanal em que paramos (!) para refletir.

Já o faço há anos e nem imagino a minha vida sem isso.

Neste momento, semanalmente, olhamos para a semana que passou e avaliamos como correu (as coisas boas e as menos boas) focando-nos na aprendizagem e não no fracasso.

É essencial perguntarmo-nos “o que poderia ter feito diferente ou vou fazer diferente?” pois se não o fizermos continuamos no mesmo trilho.

Arranje um caderno e escreva as respostas já que a escrita manuscrita nos ajuda a focar, organizar ideias e a encontrar novas respostas.

Aproveitamos também este momento para planear a semana seguinte. E planear não só as atividades profissionais mas também criar momentos para aquilo que é importante para nós…porque se não, corremos o risco de as semanas passarem, os meses passarem, e chegarmos ao fim do ano com a ilusão de movimento que na prática é um loop num trilho já construído.

Uma das maneiras, como sugere o vídeo, de sairmos do trilho é aprendermos. Se quiser ajuda nesse caminho este ano, espreite os cursos que entrego presencialmente ou online.