Tipicamente muita gente acha realista, e até divertida, a analogia desta imagem ou de outras semelhantes. Na verdade, no dia-a-dia, muitas vezes “não temos tempo” para parar e pensar em como fazer as coisas de um modo mais eficiente e eficaz…ou até ter a coragem de deixar de fazer algo.
Todos sabemos o quão isso é importante para o nosso tempo não ser consumido mas quando pensamos na nossa realidade há sempre um “sim, mas…” E as reticências trazem sempre muitas histórias “mas não tenho autoridade”, “mas no meu negócio é muito difícil mudar”, “mas os meus clientes…”, “mas a minha equipa”, “mas não sei como”, “mas isso não pode ser feito”, “mas isto foi sempre feito assim” …
Por outro lado, não é por não podermos mudar tudo que não podemos mudar nada e passo a passo, por mais pequenos que sejam, obteremos resultados. Acredito que a sensação de que não consegue a solução ideal ou tornar algo perfeito, desmotive muita gente.
Desde as nossas tarefas pessoais às nossas tarefas profissionais, a nível individual ou de equipa, se nunca parar para pensar sobre como fazer melhor, vai obter sempre os mesmos resultados.
Não precisa de fazer um retiro, de parar tudo mas de estar atento e de vez em quando pensar e trocar ideias sobre como pode fazer diferente e ter melhores resultados, até num ambiente informal como um almoço de colegas.
Se quiser inspiração, use as seguintes questões:
- Precisa de ser feito? Porque é que isto é importante? Como cria valor? Se não fizer o que acontece? Posso fazer menos?
- Como fazê-lo mais depressa: posso simplificar ou automatizar? Como é que outras pessoas o fazem? Outros podem fazê-lo?
Se achar que tudo isto é muito difícil, divirta-se com o vídeo abaixo e inspire-se sabendo mais sobre a natureza das nossas crenças aprendendo sobre o modelo do locus de controlo.
FERRAMENTAS
Estás a meditar “mal”? 7 obstáculos normais
Se achas que a tua meditação está a correr mal… talvez esteja exatamente a fazer o que precisa. Muitas vezes, o desconforto não é um sinal de falha. É um convite de exploração. Hoje partilho 7 dificuldades...
Guia para o introvertido exausto: como sobreviver à sobrecarga de festas e encontros de Dezembro
Como alguém que navega na categoria do ambivertido (num dia posso adorar estar rodeada de gente e sentir-me energizada, e no outro precisar desesperadamente de silêncio e tempo sozinha) demorei algum tempo a...
Para pais, educadores e gestores da geração dos 10 aos 25
Li o livro 10 to 25: The Science of Motivating Young People à procura de ferramentas para complementar os meus cursos de liderança. Esperava um livro sobre gestão. Encontrei um manual sobre humanidade. Fala...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA

Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.








