É comum dizermos a alguém nervoso “Respira fundo!”.

A respiração é uma das estratégias mais eficazes para nos ajudar a gerir o nosso estado emocional.

A maior parte das pessoas faz uma respiração superficial e não explora estas estratégias. Hoje deixo-lhe uma sugestão muito simples que pode treinar e usar nos momentos em que sente que precisa de relaxar ou reduzir o batimento cardíaco.

Nessas alturas respire profundamente permitindo que o abdómen dilate e respire de modo a que o tempo que demora a expirar seja o dobro do tempo da inspiração, ou seja, faça uma expiração mais longa do que a inspiração. Se inspirou em 3 segundos, expire em 6. Se inspirou em 4 segundos, expire em 8.

Faça várias respirações neste ritmo.

Descubra qual é o tempo da inspiração confortável para si. O mais difícil é inspirar num tempo que permita aguentarmos o tempo da expiração. Para cada um este tempo é diferente já que depende da nossa capacidade torácica e treino.

Pode ajudar ter um apoio visual para fazer este exercício. Experimente este site e defina qual é o tempo de inspiração e expiração mais confortável para si.

Sugestão: crie o hábito de respirar profundamente por exemplo sempre que encontra um semáforo vermelho. Não pode ir a lado nenhum por isso aproveite para respirar 🙂