Praticar exercício é uma das principais estratégias para combater o stress, aumentar a nossa energia e melhorar a saúde. Fomos desenhados para andar e não para estar sentados e por isso o exercício é uma função fundamental do nosso corpo. Quando optamos por não fazer exercício por não ter tempo, estamos na realidade a gastar mais tempo já que não estamos na nossa melhor forma, temos menos energia e disposição e tudo isso nos faz gastar mais tempo. Fazer exercício é um investimento que nos vai trazer mais energia e fortalecer para lidar com a vida ocupada e o stress. E se mesmo assim acha que não tem tempo, comece por incorporar na sua rotina pequenos percursos a andar a pé vigorosamente 10 minutos três vezes por dia…basta escolher o caminho mais longo!
Benefícios da prática de exercício
A prática de exercício contribui para a redução de stress em várias dimensões:
- Reduz hormonas relacionadas com o stress como o cortisol e liberta endorfinas que nos fazem sentir bem. Liberta também uma substância que ajuda o cérebro a responder melhor fisiologicamente a situações de stress.
- É como uma meditação em movimento: ao concentramo-nos no movimento do corpo e na atividade, distraímo-nos das preocupações. [mais sobre os benefícios da meditação para redução de stress]
- Melhora a disposição.
- Melhora a saúde, torna-nos mais resistentes, relaxa os músculos e ajuda a dormir melhor. [mais sobre como acordar com mais energia]
- Nos exercícios em grupo, é uma atividade divertida e promove ligação social.
Tipos de exercício aconselhados para um adulto
Um estudo do US Dept. of Health and Human Services aconselha a que um adulto entre 18 e 64 anos pratique por semana:
- 2 horas e 30 minutos de atividade aeróbica moderada (andar depressa, hidroginástica, andar de bicicleta, ténis, volley, basquete) ou 1 hora e 15 minutos de atividade aeróbica intensa (correr, nadar, andar de bicicleta depressa, futebol, saltar à corda, ginástica, artes marciais).
- Pelo menos 2 dias de prática de atividades para fortalecer os músculos (levantamento pesos, ginástica com elásticos, yoga, exercícios usando o peso do corpo).
Não tenho tempo para praticar exercício
Lembre-se que o modo como usamos o tempo resulta das nossas escolhas e do que é mais importante para nós [mais sobre expetativas para lidar com a frustração do tempo não ser suficiente]. Que coisas faz no seu dia que pode deixar de fazer ou simplificar para ganhar tempo para praticar exercício? Experimente agora reformular a frase dizendo “o que faço em vez de praticar exercício é mais importante do que praticar exercício e fortalecer a minha saúde”. Como se sente?
Algumas dicas para incluir exercício na sua rotina:
- Escolha um tipo de exercício de que goste e comece devagar. Marque na sua agenda a aula ou um período para praticar exercício e trate-o como qualquer outro compromisso. Se possível crie o compromisso de praticar exercício com outra(s) pessoa(s) o que ajudará a aumentar a probabilidade de que o faça.
- Comece por exemplo a andar a pé rapidamente 30 minutos pelo menos 5 dias por semana. Se por exemplo anda de transportes, saia uma estação antes e faça o resto a pé. Também pode dividir estes 30 minutos por dia em 3 períodos de 10 minutos em que anda vigorosamente e aproveita o exercício para se deslocar para fazer algo que precisa.
- Quando puder, escolha as escadas em vez do elevador.
- Em particular se viajar muito ou não tiver condições para ir ao ginásio, use uma elastic band que é prática e leve. Procure aconselhar-se com um personal trainer sobre que exercícios pode fazer ou inspire-se online.
FERRAMENTAS
A Magia de Escrever à Mão num Mundo Digital: Templates de Agenda
Novembro está a chegar, e com ele vem a sensação de que o ano está a chegar ao fim. Para alguns é a altura para comprar a agenda do próximo ano. Neste muito digital, o papel ainda tem vantagens e uma delas é...
Domine a Organização de Informação com o Notion
Tempo de Leitura: 2 minutos Descubra como o Notion e um template de ‘brain dump’ revolucionaram a minha gestão de informações, tornando-a mais eficaz e organizada. Uma ferramenta gratuita que vale a pena explorar! 💡
Um conto sobre como lidar com a mudança
Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA
Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.