Os participantes assistiram a gravações de atletas das Olimpíadas de 1992 logo a seguir a terem ganho uma medalha olímpica.
Foram examinadas as expressões faciais dos atletas sem saberem qual das medalhas eles tinham recebido, e depois atribuíram uma classificação até 10 pontos, sendo o 10 o equivalente a “êxtase”.
Os resultados mostraram que os participantes classificaram os medalhados a Bronze com uma felicidade de 7.1.
Como julga terem os participantes classificado as emoções dos medalhados a Prata nesta mesma escala de felicidade?
1. 8.7
2. 7.9
3. 6.3
4. 4.8
Antes de ver as soluções, pense qual a sua aposta?
Como julga terem os participantes classificado as emoções dos medalhados a Prata nesta mesma escala de felicidade? Resposta 4, 4.8
Frequentemente, a nossa felicidade não gira em torno do local onde estamos ou do que alcançámos, mas na diferença entre onde estamos e onde poderíamos estar.
Nas entrevistas realizadas pela NBC aos atletas, os medalhados a Prata focaram-se na proximidade de receber uma medalha de ouro, enfatizando o seu desapontamento.
Porém, os vencedores da medalha de bronze estava muito mais felizes porque eles compararam o seu feito com o 4º lugar e aqueles que não conseguiram medalha nenhuma.
O pensamento contra factual e a tendência para o foco em resultados alternativos, pode levar-nos a sentir uma infelicidade relativa, mesmo quando objetivamente estamos a ir muito bem.
Este é um dos desafios do jogo “Irrational Game” do Dan Ariely.
FERRAMENTAS
A Magia de Escrever à Mão num Mundo Digital: Templates de Agenda
Novembro está a chegar, e com ele vem a sensação de que o ano está a chegar ao fim. Para alguns é a altura para comprar a agenda do próximo ano. Neste muito digital, o papel ainda tem vantagens e uma delas é...
Domine a Organização de Informação com o Notion
Tempo de Leitura: 2 minutos Descubra como o Notion e um template de ‘brain dump’ revolucionaram a minha gestão de informações, tornando-a mais eficaz e organizada. Uma ferramenta gratuita que vale a pena explorar! 💡
Um conto sobre como lidar com a mudança
Começo por partilhar um conto. Há muitos anos, em uma pequena aldeia na China, vivia um camponês. Ele era considerado um homem sábio, pois sempre mantinha uma perspectiva equilibrada sobre a vida. Sua...
AO COMANDO DA OBJETIVO LUA
Ana Relvas, Ph.D & Consultora de Desempenho
Ana Relvas é a propulsora da Objetivo Lua, projeto que cresceu da sua vontade em ajudar outros a concretizarem o seu potencial e foi construído sobre uma carreira de mais de 10 anos como Gestora e Engenheira Aeroespacial.
É esta experiência que, aliada à formação como Coach e Master Practitioner em Programação Neurolinguística, permite entender os desafios profissionais atuais e desenhar programa para cada pessoa, equipa ou empresa.